segunda-feira, outubro 13, 2008
Postado por Florisvaldo^_^! @ 22:39
Aqui a gente conversa muito sobre cultura pop. Eu acho que estamos fazendo um blog de cultura pop. Por isso eu me permito lembrar um fato bem notório na cultura pop brasileira que aconteceu há exatos 15 anos.
Até 1985, o Brasil era um nada nas rotas dos grandes shows internacionais. Foi quando veio o Rock in Rio, uma das maiores reuniões de estrelas por metro quadrado na história do país. A partir de então, vez ou outra um grande da música vinha tomar um solzinho do lado de baixo do Equador. Tivemos entre outros, Sting, A-Ha, a segunda edição do Rock in Rio e o lendário show de Paul McCartney que entupiu o Maracanã. Mas nada como o que aconteceu entre outubro e novembro de 1993.
No espaço de meio mês, o Brasil viveu um dos seus maiores momentos de histeria coletiva. Entramos de vez na rota dos megashows (neologismo criado na época) com a chegada de Michael Jackson e Madonna. Do primeiro ao último passo dos dois por aqui, tivemos de tudo: os hotéis transformados em ponto de romaria, filas homéricas nos estádios, os mais diferentes e bizarros tipos que se colocaram atrás dos reis do pop.
Foi uma verdadeira loucura que agora eu tenho o prazer de rememorar com vocês. Um indivíduo de nick "JoãoPauloA" gravou tudo quanto foi material de mídia em relação à vinda de Jacko. Serve também como uma ótima referência de como era a mídia televisiva na época. Muita coisa mudou na linguagem de TV de 93 pra cá. Dá até pra se impressionar^^. Tem desde Jornal Nacional a Aqui Agora.
Nesta semana eu vou passar pra vocês os vídeos a conta-gotas, mas vou me esforçar pra colocar tudo o mais rápido possível^^. Lembrando que o primeiro show de MJ no Brasil foi em 15 de outubro. Estou em tempo^^. Aguardem e confiem^^!