Coincidência demais: hoje fui ver "Os Desafinados", o "filme oficial dos 50 anos da Bossa Nova" (como eu erroneamente intitulei), e o meu post de hoje, marcando efetivamente minha volta ao AGR depois do recesso olímpico, fala muito sobre o Rio. Por que tem um filme que vai calar fundo na alma carioca e um anime que faz o mesmo efeito, mas não terá o mesmo impacto.
Falo primeiro de Michiko e Hatchin, o anime do Manglobe (Samurai Champloo) que vem aí. Pra que vocês vejam a história toda, recomendo as notícias que saíram no site da Henshin, mas também o site oficial e o trailer matador. Pra te convencer, basta dizer que todo o cenário e boa parte dos personagens são descaradamente baseados nas favelas cariocas. Vejam o trailer pra ver se eu não tô mentindo. Sem falar que tem mais dedos brasileiros: a música é assinada por Kassin, do trio Kassin+2 e da Orquestra Imperial.
O filme que vem aí é "Última Parada 174". A tragédia da professora morta ao sair do ônibus numa desastrada ação policial é contada pelos olhos de quem menos se pensa ver: de quem seqüestrou a moça e fez um ônibus inteiro de refém. Oportunismo mórbido? Talvez, mas que eu veria, veria. Vejam o trailer: