domingo, junho 10, 2007

WCS Etapa JBC Brasil 2007: um espetáculo^^! Já o som...

Postado por Florisvaldo^_^! @ 13:25


Bonus track^^! Antes de falar de tudo o que aconteceu no WCS, destaque pras participações especiais de Edu Falaschi, que botou a casa abaixo mesmo com o som ruim, e Francesca Dani, referência mundial em cosplay, extremamente simpática, encantou a todos com seu cosplay inédito de Death Note, promovendo o novo mangá da JBC que chega em breve^^.
Dizendo claramente a verdade, o World Cosplay Summit 2007 não havia começado antes de sete e meia da noite. No ingresso estava escrito 17h, mas como todo evento de anime que se respeite, atrasou em uma hora. Isso foi o de menos. O pior atraso foi o que ocorreu no meio do WCS, na sétima dupla, Petra e Alessandra na performance de Capitão Harlock. Os microfones não funcionavam desde a primeira dupla (Maurício e Mônica, vencedores de 2006) e o som estava péssimo, e prejudicou além das duas duplas, as classificadas do Anime Party, que estavam repetindo a cena de Rayearth com que ganharam a vaga. Por causa dos “pobrema ténico”, elas, e Petra/Alessandra, pararam a atuação no meio, numa terrível saia-justa pra JBC. Pra um evento que se digna chamar de “maior evento de cosplay do mundo”, natural que tivesse o melhor som do mundo. Esqueceram desse detalhe importantíssimo pro cosplay ou então deram de ombros. A pergunta que fica é, com que cara ficamos na frente da TV Aichi, organizadora do WCS? Que que os japoneses vão pensar da nossa eliminatória do som capenga? Pauta pro ano que vem.

Tivemos que esperar quase uma hora pra consertarem, e o som já estava aceitável. Em reunião, decidiram pela continuidade do cronograma e, depois, as sete duplas que se apresentaram antes da parada viriam de novo (pra elas a nota final seria a maior entre as duas exibições). Felizmente, ou até por precaução^^, a grande maioria das duplas usou playback. Só uma teve que abusar do gogó, e Petra/Alessandra pediram o máximo de silêncio pra se apresentarem sem microfones – detalhe pra Petra no final, nem conseguia sair do palco de tão emocionada que ficou.

Eis para vocês, os primeiros colocados^^!
3º lugar: Gabriel Niemietz Braz/Kátia Lima da Costa. Ganharam a seletiva do AnimeCon. Olhem o dragãozão de papel que sai das costas de Dohko. Lindo^^!
2º lugar: Geraldo José Cecilio Junior/Gabrielle Christine Valério, fazendo cena de D. Gray Man^^! Venceram a repescagem feita na internet. Incrível a troca de roupa daquele monstrão pra Gabrielle com o vestido.

Realmente, o WCS é outro nível. Mesmo as duplas que ficaram lá embaixo na tabela estão bem acima de cosplayers que comumente a gente vê por aí. Algumas até com apenas dias de preparação entre a classificação e a final. Pela escolha do público, ganharam Allan Victor Lustoza e Ronaldo Barros Lima Júnior, de Pernambuco. Ganharam um cosplay da Francesca Dani.

E aqui estão os grandes vencedores^^!
1º lugar: Venceram o Anime Center Verão, RJ: Thaís Fonseca Jussim e Marcelo Batista de Andrade.

Thaís “Yuki” Jussim e Marcelo “Vingaard” Fernandes. No grande livro da história do cosplay no Brasil, os nomes deles aparecem em letras garrafais. Cosplayers há sete anos e em dupla há seis, hoje são imbativelmente os maiores nomes em cosplay na atualidade no país. No mar de apresentações impecáveis, eles foram mais impecávais que os impecáveis. Se o público fica louco quando o cosplay é de uma cena de ação, os jurados optaram por uma que de ação tem pouca, mas muito teatral, repetindo a cena de Inu-Yasha em que Narak/Marcelo entrega a Sesshoumaru/Yuki uma espada para vencer Inu-Yasha, com o detalhe que Jaken está ao lado de Sesshoumaru, na forma de um títere manipulado por Yuki e dublado por Marcelo no playback. Uma rápida troca de roupa e Marcelo volta como Inu-Yasha caminhando e resmungando com o velho Myouga no ombro. Ele é surpreendido por Sesshoumaru/Yuki, que, seduzido pela espada dada por Narak, ordena que lutem. O meio-youkai se defende com sua espada enferrujada, mas pela dificuldade que sempre é lutar com seu irmão, logo libera todo o poder da Tessaiga. Num golpe simultâneo, as duas espadas se cruzam. Quem vencerá? Isso fica a cargo da imaginação de cada um, porque é o fim da apresentação de Thaís/Marcelo. A galera delira.
Quem não se deixa levar pelo clima quando os dois se apresentam, sozinhos ou individualmente? Seus cosplayers são referência para todos, e já são estrelas entre os otakus, mesmo que com toda a humildade não admitam. E a química entre os dois não é fabricada, é natural. A gente até esquece que o fato deles serem noivos ajuda bastante^^. Thaís, campeã do Circuito Cosplay 2005/2006, vice do WCS 2006 com Marcelo, e antes da final mundial do WCS estará na final do Yamato Cosplay Cup, no Anime Friends; e Marcelo, vice do Circuito Cosplay 2005/2006. Toda sorte pra eles, que serão um páreo duríssimo em Nagoya. Não chego a crer num bicampeonato brasileiro, mas eu também não acreditava ano passado^^...

Mais info^^! http://henshin.uol.com.br/wcs/
Layout Desenvolvido por Rodrigo de Moraes
Shaolin Design © Todos os Direitos Reservados