Uma nota-comentário rápida: acredito que muitos de vocês sabem que o
SBT sempre anuncia uma penca de filmes para passar. Algum dia, mas passar. Mas uma mania que ele não perde nunca é a de reprisar alguns filmes duas, as vezes três vezes. NO MESMO ANO.
Hoje mesmo, por exemplo, vai passar
Duro de Matar 3. Pela TERCEIRA VEZ, nesse mesmo horário de
8 e Meia no Cinema. Sendo que se bobear as duas vezes anteriores foram ainda esse ano (uma com certeza foi).
Agora me pergunto, com tanto filme bom em anúncio, para quê isso? Tem filme que o canal vem anunciando desde 2004, e até hoje nada de passar. E ainda fica reprisando e reprisando os filmes. Não é à toa que ele vem sofrendo de baixa audiência.
Outra coisa que o
SBT tinha de vantagem e anda perdendo, era o fato de exibir suas séries sem cortes. Isso mudou recentemente aos domingos, onde
F.R.I.E.N.D.S.,
Smallville e
The O.C. andam sendo exibidos com vários cortes.
F.R.I.E.N.D.S. é um dos maiores sofredores, porque todo o bloco pré-abertura e o bloco final, que passa ao longo dos créditos finais, são cortados dos DOIS episódios dominicais. É o
SBT seguindo a precursora, a
Globo, outra retalhadora de filmes, seriados e desenhos.
Uma possibilidade para os cortes é aquela droga de
Sessão Premiado, com o Celso Portioli, que não pode estourar seu tempo, então tiram os minutos do seriado que estão exibindo. Outro motivo pode ser devido a notícia que posto abaixo, publicada na
Folha Online.
É uma pena, isso que é:
30/08/2006 - 21h32
SBT terá de pagar R$ 100 mil a cada programa fora de horário
da Folha Online
O SBT vai pagar multa de R$ 100 mil a cada programa exibido fora da classificação etária. É o que determina uma ação civil pública movida pelo MPF (Ministério Público Federal) contra a emissora e aceita pelo juiz José Carlos Motta, da 19ª Vara Federal Cível de São Paulo.
Em caso de reincidência, a emissora de Silvio Santos pode ficar até dois dias fora do ar para cada descumprimento. O SBT vai recorrer, segundo a assessoria de imprensa do SBT.
A emissora exibiu, de setembro de 2004 a fevereiro de 2006, 119 programas em horários irregulares, segundo o MPF. Dentre eles estão o filme "South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes", os seriados "Mulher Gato", "As Espiãs", "Fastlane", "Witchblade", "O Vidente", "Smallville", "The OC", a novela "Madrasta" e o programa comandado pelo apresentador Ratinho, tirado do ar neste mês.
Segundo o juiz, a liminar tem caráter preventivo e "não agride a liberdade de expressão da atividade artística, científica e de comunicação, não configurando nenhuma forma de censura".
Caso o SBT não cumpra a decisão a partir da notificação da Justiça, as multas serão aplicadas e seus valores revertidos ao Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente.