Ōban Star-Racers é uma produção Franco-Japonesa criada por Savin Yeatman-Eiffel de
Sav! The World Productions. Vinte e seis episódios foram planejados para serem lançados no canal
France 3. Nos EUA, ele teve a sua estréia no bloco
Toon Disney Jetix em junho de 2006. E sua estréia no Reino Unido será em 21 de outubro deste ano, no canal
Jetix de lá.
Apresentação
A animação é feita de forma mista, combinando personagens e cenários animados em 2D no clássico estilo japonês pela
Hal Film Maker, junto com planos de fundo produzidos por computador (usando uma
técnica que faz a animação lembrar um desenho animado, como usada no mais recente desenho do
Homem-Aranha) pela
Pumpkin-3D.
A página oficial da produção na companhia sugere uma produção épica contendo entre outras coisas:
- temas de abertura e encerramento de Yoko Kanno (de Scaflowne e Cowboy Bebop)
- uma trilha musical "sinfônica" por Taku Iwasaki
Nos EUA, apesar da trilha sonora de Iwasaki ter sido mantida, as músicas de abertura e encerramento foram substituídas por uma música original ao estilo Rock entitulada
Never Say Never (
Nunca Diga Nunca). Entretanto, a música de encerramento utilizada a partir do quinto episódio tem sido
Waretta, a música original composto por Yoko Kanno (com letra em japonês). Ainda é desconhecido se os EUA irão utilizar a música
A Chance To Shine, a música de abertura original composta por Kanno. Uma observação: a reprise do primeiro episódio nos EUA utilizou a música original de encerramento.
Sinopse
É o ano de 2082. A Terra foi convidada para participar da Grande Corrida de Ōban, uma corrida intergaláctica cujo ao vencedor será concedido qualquer desejo do mundo - até mesmo trazer de volta uma pessoa amada. O convite vem do Avatar, uma entidade misteriosa que encerra as hostilidades entre a Terra e a raça sinistra dos Crogs - em troca da participação da Terra na corrida. Eva, uma estudante terráquea, foge da escola para encontrar seu pai, Don Wei, presidente da
Wei Racing. Incapaz de dizer ao seu pai quem ela realmente é, ela inicia um trabalho como mecânica em sua equipe sob o nome de "Molly". Quando a
Wei Racing é ordenada pelo governo à representar a Terra em Ōban, Molly segue clandestinamente quando eles são levados para um planeta distante. Durante a primeir corrida, a
Arrow (Flecha), o corredor-estelar da Terra colide, vítima de uma sabotagem, e o piloto fica incapacitado para correr. A única pessoa que pode substituí-lo é Molly. Assombrada pela morte de sua mãe - também uma corredora - e pelo re-encontro doloroso com seu pai, Molly está determinada em vencer para que posso estar com seus pais novamente.
Personagens
Personagens principais
- Molly (Eva) - uma ambiciosa garota terráquea de 15 anos que geralmente deixa de lado seus estudos para melhorar suas habilidades mecânicas. Ao abandonar a escola, ela viaja para encontrar seu pai, Don Wei, e, subseqüentemente, acaba trabalhando como mecânica para a sua companhia. Com uma baixa auto-estima, ela é incapaz de dizer a seu pai quem ela realmente é, e assume o nome "Molly" após vê-lo em um cartaz.
- Don Wei - Proprietário da Wei Racing, uma corporação terráquea bem-sucedida que fabrica veículos e patrocina corridas. Esnobe e arrogante, ele vive escondendo seus sentimentos reais através de formalidades. Quando a sua filha o encontra, não apenas não a reconhece como a confunde com um garoto, a princípio.
- Maya - Mãe de Molly e esposa de Don, uma das melhores corredoras da Terra que foi perdida em uma corrida, 10 anos antes do início da série. Ela pode ou não ser o motivo do atual comportamento de Don Wei.
- Príncipe Aikka - príncipe de Nourasia, um piloto de um besouro voador gigante, que é usado como veículo de corridas. Nobre, cavalheiro e perito em artes marciais, ele é um rival de Molly, mas também um amigo - e Molly acha ele uma gracinha.
- Jordan - um jovem difícil de se lidar que é contratado como artilheiro para o veículo de corrida de Don Wei. Ele é um bom atirador, mas muitas vezes ele exagera na dose. Ele não aprova o interesse de Molly no Príncipe Aikka, pois os Nourasianos aparentemente são aliados dos Crogs.
Personagens principais
- Rick Thunderbolt - um dos melhores corredores da Terra, Rick é escolhido para acompanhar Don Wei como o corredor na Arrow (Flecha). Ele é seriamente ferido na primeira corrida do time na competição, e é fica sabendo depois que nunca mais poderá correr novamente. Frio e confiante, ele parece apreciar o entusiasmo de Molly, e afetuosamente a chama de "Ratinha" (Little Mouse, no original).
- Koji - um mecânico habilidoso que trabalha para Don Wei.
- Stan - outro mecânico habilidoso que trabalha para Don Wei.
- O Avatar - uma enigmática e aparentemente onipotente entidade que organiza a "Grande Corrida de Ōban" a cada 10.000 anos, e concede ao vencedor o seu desejo.
- Setis - servos fiéis do Avatar e hóspede do time da Terra. Ele aparece misteriosamente sempre que Molly precisa de encorajamento, ou quando as coisas não vão como ela deseja.
- Flint - um piloto de Aulaus, o planeta que sedia as provas preliminares da Grande Corrida. Um tanto quanto arrogante e não tão bom quanto parece, os juízes sabotam a corrida em seu favor, visto que ele é o favorito da cidade.
- Groor - um corredor biomecânico que, junto com a sua nave, parece correr predominantemente à base de força a vapor. Violento e fácil de irritar, e sua nave é um bizarro emaranhado de tubos que parecem aparentemente funcionar via gravitação planetária.
- Ull - um monge com super-poderes telecinéticos que parecem se equivaler aos do próprio Avatar.
- Ning e Skun - dois orgulhosos guerreiros Inna.
- Paradice - uma hacker prodígio de 12 anos com cara de gata. Trapaça e sabotagem são suas principais estratégias, mas ela também não hesita em detonar o oponente para tirá-lo de seu caminho. Ela controla sua nave atravéz de um painel de pedáis dinâmicos, que lembram muito as plataformas do Dance Dance Revolution. Ela encara a corrida como nada mais que um simples jogo.
- Rush
- Spirit
- Lorde Furter - capitão de um galeão-espacial, com um gênio tão ruim quanto o seu egocentrismo.
- Coronel Toros - irmão mais jovem do líder dos Crogs, a liança sinistra que ameaça destuir a Terra.
Curiosidades
- Em 1997, o nome original do projeto era Ōban Racers, mas ele foi mudado em 2001 para Molly, Star-Racer. Ele então se tornou uma mistura da ambos os nomes.
- Sav! The Word lançou um trailer em 2001 com um remix Y&Co. de músicas de Ayumi Hamasaki, que ganhou uma larga popularidade na internet.
O trailer já continha um misto de 3D e 2D, apesar de que na época o 3D ainda era predominante. Ele foi removido algum tempo depois pois os direitos sobre a canção não puderam ser adquiridos. - Determinado a se manter fiel com sua visão original do projeto, Savin Yeatman-Eiffel criou sua própria copanhia, Sav! The World Productions, em seu aparetemente de um quarto só.
- A busca por financiamente foi um processo longo, visto que Yeatman-Eiffel recusou-se a negociar com um grupo que quisesse ter sobre a obra que o criador. Ao final ele levou nove anos para concluir a série.
Este texto foi livremente traduzido à partir do artigo na Wikipedia (tal qual ele se encontra na data deste
post).
http://en.wikipedia.org/wiki/Oban_Star_Racers
"Legal, Kenshin, mas e porque desse texto?", vocês me perguntam. Simples: este "anime", apesar de ser uma produção com estréia recente e ainda em andamento, já está em fase de dublagem. A
Herbert Richers é o estúdio responsável pela dublagem, e até agora já sei os seguintes dubladores:
- Philippe Maia (Weiyoun em Star Trek: Deep Space Nine, na sexta temporada, atualmente exibida pelo Universal Channel; do Rocko, em Os Universitários; do Dr. Rodney McKay em Stargate Atlantis; e do Chefe Wigun, em Os Simpsons, nos episódios mais recentes), dublando Rick Thunderbolt
- Manolo Rey (Peter Parker nos filmes do Homem-Aranha; Pulga, no Mucha Lucha; Will Smith em Um Maluco no Pedaço), dublando o Jordan
- Lina Mendes (Violeta Pera em Os Incríveis; Juniper Lee, em A vida e Aventuras de Juniper Lee), na voz da Molly
- Luiz Carlos Persy (Stoltelmeier, em Monk), fazendo DonWei, o pai da Molly
Será legal? Será ruim? Não sei. O roteiro não é japonês, é francês, mas isso não quer dizer que será algo ruim. Mas também não sei se é uma produção meramente infantil ou não. Ou seja, ainda não dá para dizer se vale a pena assistir ou não. É aguardar para verificar.
O site:
http://www.obanstarracers.fr/
A lista de episódios pode ser conferida aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_%C5%8Cban_Star-Racers_episodes