sábado, julho 22, 2006

ANIME FRIENDS 2006, a crônica^_^!

Postado por Florisvaldo^_^! @ 00:38

por Florisvaldo^_^!



"Namida yori mo yasashi uta wo
Kanashimi yori sono nukumori wo..."


Yumi Matsuzawa cantou pau-sa-da-men-te, sílaba por sílaba os dois primeiros versos de Chikyuugi, a abertura de Cavaleiros/Hades. No mesmo instante, toda a multidão presente no gramado da UniSant’anna entrou num êxtase semelhante a uma torcida na hora do gol do seu time. Gritos, urros, braços levantados. Certamente devia haver pessoas que estavam ali só pra ouvir Yumi cantar Chikyuugi. E pessoas vindas não só dos arredores, mas de todo o interior de São Paulo, de várias partes do Brasil, até do Chile e da Argentina. Nas primeiras filas, câmeras e celulares apontados para o palco; e os visores luminescentes delas pareciam estrelas, dando a impressão de que constelações inteiras desceram do céu até a fila do gargarejo para ouvir Chikyuugi e Yumi.

Se eu escolhesse um momento pra definir o que foi o Anime Friends 2006, seria este, domingo, dentro do megashow do Super Friends Spirits. Na minha opinião, e pra minha surpresa, o AF deste ano não foi o maior de todos, não superou alguma das edições anteriores (e eu que esperava muito isso), mas mesmo assim, não perdeu seu charme, seu carisma, e também foi carregado de emoção. A emoção vinda da paixão dos otakus do Brasil inteiro por animes e mangás.



Não tem jeito, eu sempre puxo pro lado emocional quando eu escrevo. Bate até uma ponta de inveja, eu poderia ter aproveitado mais do AF, não fosse as enxaquecas que eu sempre tenho em lugares como esse e um novo e terrível problema, a bateria do meu celular que acabou rápido demais e eu não pude tirar fotos dos shows de sábado e domingo. Mas ninguém quer saber disso; o fato é que com fotos ou não eu gostei muito do Anime Friends deste ano^^.

Vendeu-se e comprou-se como nunca. Especialmente na área dos mangás. A JBC trouxe (repito: com uns dois anos de atraso) Yu-Gi-Oh!, encerrou Shaman King e tirou o atraso de Fruits Basket com o nº 13. Mas o que surpreendeu mesmo foi o contra-ataque da Conrad. Ela botou quase todos os seus lançamentos de 2006 num estande só. Nausicaä, Yuki (nºs 1 e 2), Princess Ai, Cinderalla, Sanctuary, antecipou Adolf 2, Slam Dunk 14.



Muitos cosplayers pra muitas câmeras. O negócio era parar um cosplayer e preparar a máquina, mesmo que isso fosse no meio de um corredor lotado. Nos concursos, muitos concorrentes mas nem todos com qualidade, o que fez com que a competição orbitasse em torno das “figurinhas carimbadas” mesmo.



No Oscar da Dublagem, a homenagem mais do que justa aos Simpsons, o que fez Valdir “Homer” Santana ser o mais querido daquela noite. E também a consagração do trabalho da equipe da JBC junto ao Animax, com os quatro prêmios conseguidos por Full Metal Alchemist.

Nos shows, Masaaki Endo, Hiroshi Kitadani e Yumi só não fizeram chover, e talvez nem tenham idéia da emoção que causaram em todo mundo lá.

De nomes também se faz um grande espetáculo. Eu passei a volta pra casa no domingo pensando em nomes que representassem o AF deste ano. Peguei três pessoas que podem ser considerados os “heróis” do Anime Friends 2006:

THAÍS “YUKI” JUSSIM
Bom, favorita disparada no Circuito Cosplay ela já era quando chegou ao AF. Mas todo cuidado era pouco; até mesmo a presença da dupla que ganhou o WCS e vai pro Japão mês que vem seria motivo pra tanto cuidado. Mas o que mais a atrapalhou foi a falha do som na hora da sua apresentação no domingo como Shina de Águia de Cavaleiros. O CD não entrou e ela “largou dos boxes”, sendo a última a se apresentar, e ainda assim houve uma nova falha, logo consertada. No concurso dentro do AF, o que a salvou mesmo foi seu impecável traje de Sesshoumaru no sábado, o que lhe valeu um lugar no pódio. Mas o que mais importava era que ela ganhou os pontos suficientes para vencer o Circuito Cosplay 2005/06 e herdar a coroa de Petra Leão como a melhor cosplayer do país. Com um gosto a mais: seu namorado Marcelo “Vingaard” também esteve no pódio do AF e ficou com a medalha de prata do Circuito.

MARCELO CAMPOS
Na verdade, a homenagem é para toda a equipe que trabalhou na tradução, adaptação e dublagem de Full Metal Alchemist, que ficam representados na sua voz mais principal, Marcelo “Edward Elric” Campos. Não achei que fossem conquistar tantos prêmios no Oscar da Dublagem: Melhor dublador coadjuvante para Hermes “Roy Mustang” Barolli; Melhor tradução e adaptação; Melhor dublador para o Marcelo; e Melhor dublagem de 2005/06. Tudo isso marca um ponto para a JBC, para o Animax (que tá aos trancos e barrancos, mas vá lá), e nos deixa a impressão que Full Metal é o anime do ano no Brasil, somando-se a isso o sucesso que vem alcançando na Rede TV!. Mas o que fica pra história, e faz o Marcelo encabeçar esta homenagem, foi o seu momento Julia Roberts no palco. Ele agradeceu a Deus e o mundo, se emocionou, emocionou meio mundo, ficou com a voz embargada, chamou a mãe pro palco pra dividir o prêmio, ressucitou Shurato e Mu de Áries, foi um show. E vimos por que todo mundo gosta das palestras que ele dá em eventos. Ele é o cara.

YUMI MATSUZAWA
Todo mundo sentia falta de um toque feminino desde que Masami Okui desfilou no palco do AF 2004 com uma camiseta homenageando o Brasil. Yumi Matsuzawa encantou desde que pisou o palco na sexta. Ela encerrou seu show com Chikyuugi e ainda emendou um “Anime Friends, eu te amo!” Aliás, o charme dela foi isso também: faltou braço para as colas das frases em português que ela aprendeu e escrevia no pulso a cada entrada no palco. “Eu amo vocês!” “Eu estou muito feliz!” “Vocês gostam de Cavaleiros?” Sua voz mansa cantando os temas de Bucky, Nadesico e claro, Cavaleiros, embalou os sonhos de todos nós lá dentro.

É isso, gente. Tudo que resta agora é uma enorme saudade de estar lá. Saudade essa que se transforma em expectativa pro AF 2007. A despeito de todos os apertos que ocorreram, o saldo foi positivo. E todos nós voltamos pra casa de sorriso no rosto, com nossas baterias mangáticas recarregadas e a certeza que nós vamos continuar nos dedicando a essa paixão que nos move pra frente, paixão por animes e mangás. Obrigado a você que leu e até 2007^_^!!

Ué, Floris, mas não teve nada de ruim?
Bom, teve, sim. Mas falar do pouco espaço do AF e dos apertos, das filas, do espaço mínimo pras lojas e tudo, seria falar dos mesmos problemas que ocorreram no ano passado. Paciência, não deu tempo de arranjar um lugar melhor pra este ano. Mas ano que vem, a Yamato precisa se coçar desde já e arrumar um bom lugar pra comportar quase 50 mil pessoas. Aliás, ponto positivo pra nós, o público, que se comportou muitíssimo bem no AF. Apesar do aperto, nada de tumulto, bagunça, pelo menos no meu raio de visão não aconteceu nada fora do normal que prejudicasse o AF.
Bem... estou mentindo. Teve uma coisinha que me deu engulho cada vez que meus olhos trombavam com ela. Foi isso aqui:


QUEM TEVE A IDÉIA DE JERICO de colocar este banner? Deve ter sido alguém da organização...porque ver a minha linda Maypi, mascote do Friends, servindo de cabo eleitoral é o fim da picada!!!!!! E como diria Gióia Júnior, chega de prosa^_^.
Layout Desenvolvido por Rodrigo de Moraes
Shaolin Design © Todos os Direitos Reservados