domingo, junho 25, 2006
Postado por Florisvaldo^_^! @ 21:42
POIS BEM, INENARRÁVEIS^^!!
Peter, Ângela, Marcio, Exmo. sr. Presidente, autoridades civis, militares, diplomáticas e eclesiásticas, membros do corpo docente, membros do corpo discente e membros do corpo humano! Aqui fala o mais novo integrande do AGR, Florisvaldo, recém ressacado de um problema que teve no meu micro, e por isso não pude entrar com grande estilo semana passada... mas agora que tudo voltou ao normal, vamos abrir os trabalhos^^! E como eu perguntei pra Ângela que eu posso opinar dentro do AGR, vamos lá^^!
Que vcs tão achando de FullMetal Alchemist na Rede TV!? Particularmente, quando estourou a notícia, tão rápido demais que nem deu tempo de ficar surpreso até a estréia, eu torci o nariz, e torci legal. A RTV!, que é pra mim a emissora mais fuleira do Brasil, por causa dos seus programas abaixo de qualquer qualificação, não merecia passar um anime. Mas eu sempre dizia, tomara que eu queime a língua e eles façam um bom trabalho. E nessa, eu estou queimando a língua e muito. E estou gostando! Apesar dos cortes, e tudo, eu consigo assistir e me empolgar com um anime como faz tempo que eu não fazia.
A parte principal do meu post é pra falar das pessoas que estão se mobilizando em orkuts, petições e blogs da vida pra tentar boicotar a RTV! por causa dos cortes em FMA. Gente que não queria de jeito nenhum que FMA viesse, que anime nenhum merece passar em TV aberta, que o negócio é pegar da net... Bom, eu passo aqui trechos do primoroso texto do tio Cloud do JBox, um belo cala-boca. Faço minhas as palavras dele (está em itálico pra destacar algumas coisas que eu comento no meio):
A maioria dos “fãs” que estão reclamando dos cortes são pessoas que já assistiram ao anime, seja pela tv paga ou pela net. Aí está a pergunta: se já viram a versão intacta, porquê reclamar da que está no ar? Deixem a galera assistir à vontade! Deixem quem não tem TV paga e tem net discada assistir! Os fãs de FMA não representam nem 0,000000001% da audiência do anime, ou seja, tal exibição (e TODAS via tv aberta) é feita pro “povão”, pra população em massa, não pro fã que sabe de cor as músicas em japonês. Isso é uma verdade na TV, em TV você tem que agradar a todos, não só a um determinado grupo. Tio Cloud arremata com um argumento sensato que deixa claro a importância que a TV aberta ainda tem na popularização dos animes: Ou seja: é melhor vir cortado (aliás, o anime praticamente não perdeu o sentido, mesmo com os cortes) e agradar à população em geral do que não vir. Afinal, sempre terá alguém que não sabe o que é anime, e que vai gostar do desenho, vai procurar se informar sobre o mesmo, e por fim, poderá se tornar um novo fã de animação japonesa. Ou mesmo, se fizer sucesso, pode voltar aquela máxima que havia no passado “vamos exibir desenho japonês, dá audiência” e por ventura pode acabar aparecendo algo que te agrade. Pra mim, querer privar todo mundo de assistir FMA só porque tem cortes e não passam as músicas é egoísmo. Todo mundo tem que ver pra poder gostar^^.
Se você trocar as menções a FMA por Naruto, o texto faz o mesmo efeito. Isso serve também pro povo que acha que é o apocalipse a vinda de Naruto na TV. Fizeram até comunidades tipo "não quero Naruto na TV", "não quero Naruto dublado", olha até que ponto chega a histeria! Temos que levantar as mãos pro céu de ter FullMetal e futuramente Naruto na TV aberta. Com cortes? Sim. Sem abertura e encerramento? Sim. Não é como eu quero também, mas no mundo cruel e mesquinho da televisão, esse é o jogo, e quem não segue as regras cai fora.
Faz muito mais sentido fazer um abaixo-assinado contra a corrupção, a miséria, a fome... Tá certo que estes também não fazem efeito nenhum, mas é menos ridículo do que se estribuchar por causa que a música de FMA não toca na Rede TV!.
Só pra constar, vi hoje no JBox a notícia que o TV Kids já é a quarta maior audiência da emissora. O que já é de bom tamanho pra um programa que tem zero de divulgação e patrocínio, ficando apenas abaixo do Pânico e do Subpop. Não acho que um programa que renda dois pontos às seis da tarde não seja de se jogar fora...